iMax [Intel] - sexta-feira, 20 de Janeiro de 2006
O IEEE acaba de certificar a norma 802.16e também conhecida por Mobile WiMax .

  Esta nova norma irá competir com a anunciada HSDPA baseada na rede 3G e com a WiBro lançada recentemente pela Samsung

O protocolo 802.16 (variantes a e e ), também conhecido por WiMax, tem como objectivo fornecer redes sem fios com um alcance de aproximadamente 50Km a velocidades que podem atingir 75 Mbps.
Relativamente ao WiFi, este novo conceito apresenta ainda a vantagem de manter uma boa performance em ligações não-lineares em que existam diversos obstáculos entre o Ponto de Acesso e o Utilizador, mesmo sendo eles árvores ou edificios.

A WaveSat e a Intel começaram a distribuir chips WiMax compatíveis com a norma 802.16-2004 (Standard do IEEE ratificado em Junho) pelos fabricantes de dispositivos móveis, telemóveis incluídos.
Enquanto se prevê que os chips da Wavesat já possam começar a aparecer em dispositivos a apresentar no ínicio de 2005, a Intel tem uma posição um pouco mais moderada.
Em 200  

WiBro (Wireless Broadband) [Samsung] - sexta-feira, 20 de Janeiro de 2006
O WiBro (Wireless Broadband) é uma alternativa à conectividade sem fios WiMAX actualmente apadrinhada pela Intel.

O WiBro (Wireless Broadband) é também uma norma de rede baseada no protocolo 802.16e (como o WiMAX) mas que permitirá um débito de 30 Mbits/s para um objecto deslocando-se a 120 Km/h. 

O arranque desta norma está agendada para Novembro sendo demonstrada durante o Asia Pacific Economic Cooperation Summit a decorrer em Busan.

A Samsung espera até ao final do ano 'convencer' os principais operadores móveis mundiais a adoptarem esta norma como plataforma intermédia para a 4G, antecipando-se ao WiMAX no que toca a soluções para mobilidade.

Link noticia Samsung